top of page

Uma Paixão em Ascensão

  • Foto do escritor: Mariana d'Abril
    Mariana d'Abril
  • 20 de mar.
  • 4 min de leitura

Atualizado: 8 de mai.

Corridas de rua conquistam cada vez mais admiradores em todo o Brasil


Por Ana Godoy, Sessão das 4 — Bauru, São Paulo


Nos últimos anos, a corrida de rua se consolidou como uma das atividades físicas mais populares no Brasil, atraindo pessoas de todas as idades e perfis. De acordo com dados da Tickets Sports, o número de praticantes aumentou 20% em 2023. Seja como forma de esporte, saúde ou bem-estar, as corridas ganharam o coração de muitos brasileiros.

Reprodução: Internet
Reprodução: Internet

QUAL A HISTÓRIA DA CORRIDA?

A corrida tornou-se popular no século XVIII e se tornou uma prática esportiva atraente e de baixo custo, precisando apenas de um tênis e roupas esportivas. Ela faz parte do Triathlon, conjunto de práticas esportivas que reúne natação, ciclismo e corrida. Mas, como modalidade esportiva, foi apenas no século XX que tudo começou. A corrida chegou em conjunto com o atletismo, sendo seu destaque em 1925, com a “Corrida de São Silvestre”.


A “Corrida de São Silvestre” é realizada todos os anos em São Paulo no dia 31 de dezembro. Ela foi criada pelo jornalista Cásper Líbero no ano de 1925. O percurso total da Corrida de São Silvestre é de 15km, e a largada acontece na Avenida Paulista, próximo ao número 2084. A chegada ocorre em frente ao prédio da Fundação Cásper Líbero, também na Avenida Paulista.


NOVOS CORREDORES

Segundo relatório “Year In Sport” feito pelo aplicativo “Strava”, a corrida foi o esporte mais praticado no ano de 2024. No Brasil, o número de atletas passa dos 19 milhões, tornando-se o segundo país com mais atletas.


Um desses novos atletas é o dentista Gabriel Servato. Ele comenta que começou a

correr por saúde, mas que hoje em dia, vê a corrida muito além. “Há um ano, não

imaginava correr 1km sem parar, agora faço 10km em bom ritmo e busco distâncias

maiores. A corrida transforma não só a saúde, mas a vida”, afirma.

Gabriel em sua corrida de 7km (reprodução: Instagram @drgabrielservato)
Gabriel em sua corrida de 7km (reprodução: Instagram @drgabrielservato)

A arquiteta de Barra Bonita, Kaline Olenski, comenta que começou a correr para ajudar a melhorar o condicionamento físico no CrossFit. “Em uma competição no Mundial de agosto de 2023, teve uma prova de 5km. Foi quando pensei ‘eu não consigo correr 5 km… mas eu vou’”. Desde então, a arquiteta nunca mais parou e, atualmente, corre em maratonas de pequeno porte e pequenas distâncias.


Kaline correndo 7km em Barra Bonita no último domingo (16) - Reprodução/Instagram (@kalineolenski)
Kaline correndo 7km em Barra Bonita no último domingo (16) - Reprodução/Instagram (@kalineolenski)

Gabriel e Kaline comentam que se apaixonaram pela corrida após perceberem que

era uma atividade que estava fazendo bem fisicamente e mentalmente, então,

resolveram procurar um treinador de corrida ou uma assessoria especializada em

corridas de rua.


Vinicius Barbaresco é formado em educação física e tem uma assessoria em Bauru especializada em corridas de rua há mais de 10 anos. Barbaresco conta que entrou no mundo da corrida em 2014 depois de abandonar seu antigo trabalho, e viu em assessorias de esporte uma maneira de ganhar dinheiro, visto que, há 11 anos não existiam muitos profissionais e empresas que prestavam esse trabalho.


Vinicius Barbaresco - Reprodução/Instagram (@viniciusbarbaresco)
Vinicius Barbaresco - Reprodução/Instagram (@viniciusbarbaresco)

O assessor de corrida de rua comenta que iniciantes devem respeitar o processo do próprio corpo. “A principal dificuldade que o corredor tem no início é entender que ele deve respeitar seu corpo e começar caminhando, com pequenos momentos de trote. Respeitar o processo é essencial para se fazer uma boa base e ter sucesso depois na corrida”.


Kaline está em fase de treinamento para correr uma maratona de 21km da Netshoes que acontecerá em agosto na cidade de São Paulo e comenta que esse é o seu objetivo dentro da corrida. Ela está seguindo uma ficha de treinos para evoluir de forma tranquila e alcançar seu maior objetivo.


Planilha de treinos Kaline - Reprodução/Arquivo Pessoal
Planilha de treinos Kaline - Reprodução/Arquivo Pessoal

Servato também fala sobre a rotina de treinos com um especialista e como estão os preparativos para a corrida de 16 e 21km. “Os treinos dependem da próxima prova alvo. Agora aumentamos a intensidade dos treinos para 4 vezes na semana e distâncias maiores, pois em abril farei uma prova de 16km e no meio do ano farei uma meia maratona (21km).”



Foto do aplicativo que Gabriel utiliza para acompanhar os treinos - Reprodução/Arquivo pessoal
Foto do aplicativo que Gabriel utiliza para acompanhar os treinos - Reprodução/Arquivo pessoal

No ano de 2023, a prova da São Silvestre, uma das mais populares do país, teve que encerrar as inscrições dez dias antes do prazo estipulado, pois já havia atingido o limite de 35 mil atletas. Já ano passado (2024), o número foi ainda maior, ao todo foram calculados 37,5 mil inscrições. Desse valor total, 40% eram mulheres e 1,2 mil participantes tinham mais de 71 anos. Os corredores vieram de 36 países diferentes e mais de 1.500 cidades brasileiras.


“Acho excelente por tirar muitas pessoas do sedentarismo e disseminar a saúde entre os praticantes. Por outro lado, vejo muitos profissionais de educação física que hoje se dizem especialistas sem ter qualquer experiência dentro do esporte. Muitos querendo aproveitar a onda da corrida para ganhar dinheiro às custas da saúde de outras pessoas. Uma pena que muita gente acaba sendo enganada”, finaliza Vinicius.


E você que quer começar a correr ou então disputar uma prova, o “EU atleta” criou um calendário de todas as corridas do ano de 2025.

Comments


bottom of page